INVISTA NO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS DE SUA EMPRESA! Quantas vezes você lamentou a perda de um colaborador importante de sua empresa?

Se tivesse a oportunidade de estar presencialmente com você, ficaríamos horas conversando sobre Desenvolvimento de Talentos, relembrando cada um dos exemplos que passaram por nossas vidas.

Certamente, concluiríamos que uma proposta financeira mais atrativa e a oportunidade de desenvolvimento de carreira são, atualmente, as razões mais comuns que levam um colaborador a se desligar de uma empresa.

No entanto, existe um aspecto relevante que esquecemos de refletir e que vem muito antes de tudo isso: o que poderia ter sido feito para evitar isso?

Falar sobre salários é uma questão delicada. No entanto, todos nós sabemos que quando uma empresa valoriza os potenciais de seus colaboradores, as chances de desligamento diminuem sensivelmente.

É importante lembrar que a valorização nem sempre significa “promoção” ou “aumento de salário”.

Um colaborador pode se sentir valorizado por ações simples, que podem ser desde um simples agradecimento, até o reconhecimento com uma promoção pelo empenho e comprometimento dedicado à sua empresa.

O fato é que, normalmente, a expectativa que a organização deposita em um colaborador nem sempre é clara.  Metas são definidas, são importantíssimas, mas são “números” estratégicos a serem percorridos.

Minha reflexão é: se o colaborador tivesse a oportunidade de compreender claramente seus pontos fortes e fracos e fosse devidamente estimulado a aprimorar esses aspectos, será que ele entenderia melhor a importância que ele tem para a empresa (e vice-versa)?

Ou ainda… se ele entendesse quais talentos precisam ser potencializados e/ou desenvolvidos e tivesse um plano de ação bem definido em conjunto com a empresa, será que suas metas teriam melhores resultados. Pessoalmente, acho que sim!

Além de Treinamento, recursos como Avaliação de Performance e Coaching Executivo podem ser altamente positivos, pois tratam exatamente desta questão.

Um excelente colaborador se desliga de uma empresa quando não encontra nela motivação e os caminhos que levam à realização de seus sonhos.

Que tal pensar no Desenvolvimento de Talentos de sua empresa com carinho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*