PME’S E OS PRINCIPAIS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RUMO AO CRESCIMENTO Quais as razões de sucesso de empresas consideradas como "fenômenos de crescimento"?

Se você é um empresário ou executivo de uma PME, provavelmente é impactado diariamente com notícias de empresas que nasceram do zero e conquistaram resultados surpreendentes em pouquíssimo tempo.

Imediatamente, ao final da matéria, você começa a pensar: por que essa não é a realidade da minha empresa?

As respostas, na maioria das vezes, podem estar relacionadas a sorte, enxergar uma oportunidade ou, até mesmo, criatividade para encontrar uma solução inovadora.

Neste momento, é inevitável refletir sobre as lições deste aprendizado que, muitas vezes, causam sensações como angústia e/ou desejo de transformação nem sempre possíveis, principalmente porque nos deparamos com uma barreira chamada “investimento”!

Então, convidamos você a refletir até que ponto o “poder de investimento” é a principal barreira para seu crescimento.

Em um de seus relatórios sobre “scale up’s”, a Endeavor apontou os principais desafios superados “dentro de casa”. Como exemplo, a gestão de pessoas, ações adequadas de marketing e vendas e planejamento.

Essa realidade não é nenhuma novidade entre as PME’s e a explicação pode ser resumida em alguns fatores.

Gestão solitária

45% dos empresários que participaram da pesquisa relataram que se sentem sozinhos na gestão das suas empresas.

E isso porque a maioria não tem tempo, habilidade ou, até mesmo, segurança para desenvolver seus próprios líderes.

Funcionários ao invés de Colaboradores

Independentemente do tamanho de sua empresa, é fundamental que todos estejam alinhados à estratégia.

O segredo está na capacidade de transformar Funcionários em Colaboradores e, neste ponto, é importante entender: nem sempre “pagar o melhor salário” é a solução.

Produtos ou Serviços incompatíveis com a realidade de seus clientes

Seus produtos ou serviços são adequados?

Se as estratégias de marketing e vendas não estiverem alinhadas a necessidade do cliente, pode ter certeza que você tem um problemão.

A pergunta é: você conhece, realmente, seu cliente?

Planejamento/Plano de Negócios

Isso pode parecer óbvio para a grande maioria.

Mas, acredite, muitas empresas não realizam um planejamento anual.

Neste caso, mais uma reflexão: como saber se o caminho é correto se não se sabe aonde quer chegar?

Vale lembrar que um bom plano de negócios pode ser um excelente caminho para convencer investidores a financiar sua ideia.

Talvez, além desses quatro fatos que citamos nesta matéria, você e sua empresa podem estar enfrentando outros desafios.

Se você identificou ao menos um deles como algo real, tenha certeza de que as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina e nós podemos ajuda-lo!

Conte para nós o que você achou deste post! Nós adoramos trocar ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*