Quantas vezes você saiu de uma reunião com a sensação de que seus principais colaboradores não estavam 100% alinhados às estratégias propostas pela sua empresa?

Você já parou para refletir que as falhas que ocorrem na sua empresa, sejam na comunicação ou nas ações, podem estar diretamente ligadas à não compreensão da importância que cada colaborador tem em relação à estratégia?

Se você respondeu sim a, pelo menos, uma dessas questões, você precisa de Business Partner!

Ao contrário do que muitos imaginam, Business Partner é um conceito criado por David Ulrich há mais de 20 anos e que tem, como objetivo, unir o trabalho do RH ao do setor de negócios e envolvê-lo, de maneia mais estratégica, nas decisões das empresas.

Aparentemente, o conceito parece ser óbvio. No entanto, a realidade mostra que isso ainda está bem distante de acontecer e acho que posso explicar um pouco sobre isso, compartilhando com você a experiência que vivencio atualmente com um de meus clientes.

Por se tratar de uma atividade altamente estratégica, tenho como hábito, manter o nome da empresa e seus resultados em sigilo. Espero que você entenda, ok?!

Meu cliente é, atualmente, um dos “players” do ramo em que atua. Nos últimos 5 anos, triplicou seu tamanho, contrariando qualquer tendência econômica de nosso país.

Entre os segredos do sucesso, podemos citar:

  • Visão para atender uma grande oportunidade de negócio;
  • Habilidade natural para agregar pessoas comprometidas e eficazes operacionalmente;
  • A habilidade de agregar pessoas comprometidas e altamente eficazes no que se refere às atividades operacionais, fizeram total diferença.

Até o momento, esta fórmula segue em perfeita sintonia. No entanto, o dirigente desta empresa – como todo visionário – percebeu que, para conquistar novos desafios, além da eficiência operacional, era fundamental preparar sua estrutura para pensar e ser igualmente eficiente estrategicamente.

E quando nos referimos ao pensamento estratégico, estamos tratando das questões internas (empresa) e externas (clientes), correto? É exatamente aí que entra a missão do Business Partner!

Neste cliente, especificamente, nossa atuação tem sido dedicada a desenvolver o pensamento estratégico da liderança através de mentoria executiva, elaboração de estratégia de treinamento e identificação e alinhamento dos indicadores estratégicos entre os colaboradores.

Para dar suporte a todas essas ações, o plano de carreira personalizado e a implantação de metodologia de avaliação de performance, são fundamentais para que os colaboradores possam entender seu momento atual, expectativas reais por parte da empresa e, claro, suas perspectivas de crescimento.

O trabalho do Business Parter é isso: criar e implantar estratégias de recursos humanos capazes de motivar e desenvolver a habilidade de pensamento estratégico interno e externos de seus colaboradores!

Se você gostou desta matéria e gostaria de saber mais como podemos ajudar sua empresa, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Ah! Não esqueça de seguir nossas redes sociais! Nós adoramos compartilhar novidades com você!