Essa matéria poderia ser mais uma daquelas que enumera os diversos benefícios que a Mentoria Executiva traz para o profissional que passa por esse processo.

No entanto, é importante ressaltar que a Mentoria não é um processo simples. Além do investimento a ser feito, seja pelo profissional ou pela sua empresa, ela deve ser encarada como uma grande decisão a ser tomada.

Dizemos isso porque, para nós da Enkantha, a proposta da Mentoria é ser um agente de transformação, atuando de forma personalizada em diversos aspectos relacionados ao profissional.

Mais do que ser aprendida, a Mentoria precisa ser incorporada ao profissional o suficiente para que, mesmo após o término do processo, todo o conhecimento passe a ser, naturalmente, parte de seu dia a dia… como se ele fosse “parte de seu DNA”.

Logo, ao se decidir pela Mentoria, além da escolha por um profissional habilitado, é preciso que o profissional entenda que é necessário estar preparado e absolutamente comprometido com as metas estabelecidas, caso contrário, ela não será eficiente.

Um bom exemplo para falar sobre a importância de comprometimento é lembrar que, em alguns momentos, encarar certos aspectos que precisam ser aprimorados nos levam ao encontro de questões que vão além de nossa vida profissional.

Apesar de ser absolutamente diferente de sessões de terapia, seria um engano separar o profissional das crenças pessoais construídas ao longo de sua história.

Inflexibilidade, insegurança, resistência a mudanças, excesso de controle e centralização, autocobrança… a lista de crenças pessoais que construímos desde a infância podem ser imensas e, sim, ela se reflete na vida do profissional.

A boa notícia é que, quando existe a entrega, os resultados são surpreendentes! Na maioria absoluta de nossa história, os resultados levaram desde a melhora na performance, a oportunidade de conquistar novas posições, até a descoberta de novas habilidades e vocações.

Para nós, a Mentoria Executiva é um dos serviços que mais nos trazem orgulho. Entre as tantas histórias com as quais tivemos a oportunidade de contribuir, nossa certeza é que o processo de construção é mútuo.

Cada Mentorado, seja ele em processo ou não, nos inspira diariamente! E essa é uma das razões que nos fazem seguir em frente com nosso propósito.

 

“A experiência foi muito boa. As sessões fizeram com que eu me desafiasse, saísse da “zona de conforto”, me encorajasse a delegar tarefas e me atrevesse a não abraçar tudo sozinha. Eu desenvolvi confiança, não só nas pessoas com quem trabalho, mas em mim também. E descobri que sempre é possível buscar coisas, métodos e processos novos para que o trabalho possa fluir melhor, porém, sem invadir os momentos de lazer, de descanso que todo mundo merece. Eu só tenho a agradecer!” – Debora Bergamo da Rosa – Coordenadora Contábil

 

“A Mentoria ampliou a visão para o ouvir, escutar e processar. O Ambiente corporativo, por muitas vezes, pode exigir grandes esforços de nossos corpos e mentes e, achar o equilíbrio é a grande chave para o sucesso. Tudo isso é um processo e a Mentoria me ajudou a vencer o mais difícil: “saber ouvir o silêncio e encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção!” – Fernanda Lessa – Analista de Contratos

 

“O processo de Mentoria Executiva me ajudou a lidar com as limitações que influenciam no meu dia a dia, criando condições para meu crescimento pessoal e profissional. Isso exigiu uma mudança no meu comportamento em um momento bastante confuso entre determinar minhas reais habilidades e combiná-las com minhas competências com aquilo que realmente gosto de fazer.

A Mentoria me encorajou a vencer barreiras, encarar medos, melhorando minha comunicação com a equipe, amadurecimento na forma de tratar os problemas e dividir responsabilidades.

A Mentoria nos faz acreditar que tudo é possível quando se tem força de vontade e que trabalhar para o desenvolvimento pessoal e profissional vai além de ultrapassar limites, nos faz despertar o gigante adormecido dentro de nós. Seu trabalho é diferenciado porque se dedica com amor e profissionalismo, para que possamos ter resultados duradouros.” – Letícia Tanizaki – Supervisora de Monitoramento e Processos Logísticos

 

“Tive a oportunidade de ser Mentorada no momento mais delicado da minha carreira, onde estava iniciando a liderança de uma equipe de 8 pessoas com grandes responsabilidades. Dentre alguns obstáculos comuns nessa nova etapa, o maior deles era a delegação de tarefas. Nosso trabalho foi baseado em conhecer os valores de um líder e praticar a comunicação diária com a equipe. Como resultado, formamos um time forte e unido, e o reconhecimento de uma liderança inspiradora. Hoje me reconheço como uma profissional de sucesso.” – Lilian Aciero – Empreendedora

 

“Ainda me lembro dos primeiros encontros de Mentoria… foram super intensos, impactantes, reflexivos e… fundamentais para meu desenvolvimento!!! Cada uma das atividades propostas, das conversas sobre as mais variadas situações do dia a dia, das dúvidas levadas por mim e esclarecidas em sessão, das diversas provocações que me impulsionaram a rever o meu papel dentro da organização e da equipe, enfim, toda essa experiência no período de Mentoria me permitiram um amadurecimento profissional muito importante para continuar contribuindo e crescendo junto à empresa.” – Rafael Badaró – Gerente de Projetos e Operações

 

“Realizar o processo de Mentoria Executiva foi importante, pois me permitiu olhar para as minhas limitações e poder, de forma objetiva, trabalhar para a melhoria contínua. Imprescindível a atuação da Mentoria nesse processo de desenvolvimento.” – Thiago Ribeiro – Empreendedor