Um dos maiores equívocos que uma organização pode fazer é delegar funções à um profissional estratégico que não está preparado ou não tem aptidão para atuar em uma determinada posição.

É muito comum encontrar profissionais que são promovidos porque, tecnicamente, entendem muito sobre uma determinada função, mas, ao chegar a um cargo de liderança, por exemplo, não conseguem desenvolver a equipe ou conquistar os resultados desejados.

Infelizmente, essa descoberta pode acontecer tarde demais e, dependendo do caso, levar a uma tomada de decisões extremas, como a demissão deste profissional.

Independentemente do tamanho, adotar o a metodologias de Avaliação de Desempenho com Mapeamento de Competências é fundamental no processo de evolução de sua empresa.

Sua função é avaliar os colaboradores 360 graus, considerando desde o nível de conhecimento até as habilidades necessárias para exercer uma determinada função.

Em posições de liderança, por exemplo, isso é ainda mais relevante. Além do conhecimento, a capacidade de liderar, agregar e motivar adequadamente a equipe são imprescindíveis.

O papel do Mapeamento de Competências é, justamente, identificar as forças e “gaps” de cada profissional para, então, criar estratégias de desenvolvimento capazes de mantê-lo atualizado não só para as necessidades atuais como futuras.

O Mapeamento de Competências também é considerado como uma fonte de motivação organizacional porque torna clara a relação entre empresa e colaborador.

A avaliação, geralmente anual, permite ao colaborador um posicionamento claro de sua performance e habilidades naquele momento, bem como os aspectos que precisam ser aprimorados. A partir deste ponto, é definida uma meta de desenvolvimento a ser trabalhada.

A realização de cursos para atualização e a mentoria executiva são excelentes caminhos para agilizar o processo de desenvolvimento e despertar o espírito empreendedor das lideranças.

O investimento no desenvolvimento de colaboradores é uma excelente ferramenta de motivação e retenção de talentos, com retornos financeiros comprovados. Se você quer saber um pouco mais a respeito dos benefícios da Avaliação de Desempenho com Mapeamento de Competências pode ajudar sua empresa, entre em contato conosco.