Além da quarentena e do fechamento de empresas e estabelecimentos comerciais, o Coronavírus impactou severamente nos hábitos de consumo de produtos e serviços em todo o mundo.

Segundo os especialistas econômicos, apesar de gradativa e lenta, a retomada da economia será positiva.

No entanto, independentemente das perspectivas do cenário, as empresas que conseguiram superar os efeitos do período da quarentena, deverão tomar cuidados redobrados na tomada de decisões estratégicas, principalmente porque a relação de consumo passou por uma verdadeira revolução.

Neste momento, a melhor forma de entender as novas tendências, seja para o lançamento ou reformulação de marcas, produtos e serviços é ouvir a opinião do cliente.

Uma das ferramentas mais precisas disponíveis no mercado é a Pesquisa Focus Group.

Por serem monitoradas e realizadas com o público diretamente interessado, a Pesquisa Focus Group avalia o nível de aceitação de um determinado produto ou serviço em lançamentos ou reformulação.

A experiência mostra que além do nível de aceitação, a Pesquisa Focus Group oferece três grandes benefícios.

O primeiro é que, através dela, é possível obter “insights” que não foram considerados durante a elaboração da estratégia, podendo desde minimizar riscos até potencializar nossas ações.

O segundo é que o exercício a partir dos resultados, oferece recursos e maior segurança para a empresa na hora de por em prática sua estratégia, já que ela foi testada e aprovada pelo público alvo.

O terceiro benefício é que a Pesquisa Focus Group pode ser aplicada em diversas situações.

Além de produtos e serviços, a pesquisa pode ser realizada para validação de marcas e conceitos, nível de satisfação do consumidor, avaliação de preços, comparação com a concorrência e, principalmente, como piloto em lançamentos ligados à inovação.

Se você tem algum comentário, sugestão ou gostaria de saber mais sobre o que a Pesquisa Focus Group pode fazer pelo seu negócio, entre em contato conosco!! Vai ser ótimo conversar com você sobre isso!