Muito tem se falado a respeito de Mentoria Executiva. Mas, você sabe realmente o que é e por que contratar?

A Mentoria Executiva é um serviço realizado por um profissional especializado, responsável por apoiar o profissional a desenvolver habilidades e competências essenciais para seu crescimento.

O processo é iniciado com uma avaliação que pontua os aspectos a serem trabalhados, bem como as metas que deverão ser alcançadas.

A partir daí, nós da Enkantha conduzimos esse processo através de sessões semanais com duração de uma hora por um período de, no mínimo quatro meses.

A Mentoria Executiva pode ser contratada para diversas finalidades:

Desenvolvimento de lideranças:

Liderar equipes é uma tarefa complexa. Dependendo do número de colaboradores que estão abaixo, o líder precisa aprender a lidar com pessoas com personalidades completamente diferentes umas das outras.

Além da administração de personalidades, o líder precisa ainda, agregar, desenvolver, motivar e promover a produtividade da equipe.

Nosso papel é apoiar o profissional a desenvolver de forma personalizada cada aspecto para que possa construir o conhecimento e aplica-lo na prática.

Transição de carreira:

Dentro ou fora de uma organização, novos desafios são constantes na vida de um profissional ao longo de sua carreira.

Em um processo de transição, seja por promoção ou por mudança de carreira, por exemplo, a Mentoria pode apoiar o profissional através de informações sobre aspectos da nova atividade que são desconhecidas ou, até mesmo, desenvolvendo habilidades necessárias para enfrentar os novos desafios.

Processos de Sucessão:

Em empresas familiares e instituições mais conservadoras, é comum que as lideranças permaneçam por muito tempo sem alterações.

Do início ao final do processo de sucessão de lideranças, a Mentoria pode assessorar o profissional e, principalmente, a equipe, para que ambos estejam preparados para as mudanças.

Além disso, a Mentoria pode auxiliar o profissional a identificar e cobrir possíveis necessidades de substituições em determinadas posições.

Aspectos Emocionais

Apesar de tecnicamente serem excelentes, alguns profissionais necessitam de apoio para  superar aspectos emocionais como timidez, dificuldade de falar em público, exposição, etc.

A Mentoria, pode ajudar o profissional a vencer esses desafios através de técnicas e exercícios.

É importante ressaltar que em casos mais complexos, cabe ao Mentor indicar ao Profissional a busca por um Psicólogo, já que a metodologia utilizada pela Mentoria jamais se compara à Terapia Psicológica.

Por fim, a grande vantagem que a Mentoria pode oferecer ao Profissional é que o processo, por ser personalizado, prioriza os aspectos que pontualmente precisam ser desenvolvidos além de seguir o curso natural de cada indivíduo.

Caso você queira saber mais sobre a Mentoria Executiva, entre em contato conosco e conheça nossos planos para grupos.