Quando pensamos em aumento da produtividade nas empresas, é inevitável depositarmos a responsabilidade disso às áreas de Marketing, Comercial e Custos.

Ao longo de nossa trajetória, compreendemos que além desses departamentos, o aumento da produtividade tem, ainda, relação direta ao profundo alinhamento dos recursos humanos à estratégia da empresa.

E, como fazemos isso?

Independentemente do momento ou tamanho das empresas, a Enkantha acredita que este processo engloba uma série de aspectos que, quando alinhados e trabalhando em equilíbrio, trazem resultados altamente positivos.

  1. Transformar Funcionários em Colaboradores

Quando a empresa abre a oportunidade e incentiva a sugestão constante de melhorias, além de promover maior engajamento dos recursos humanos, faz com que cada indivíduo se torne um agente de transformação e corresponsável pelos resultados.

2 – Implantar a Inteligência de Negócios na Cultura Organizacional

O perfeito entendimento da realidade da empresa e dos objetivos que ela pretende conquistar a médio e longo prazo, faz com que cada colaborador se motive a acompanhar esse processo.

3 – Transformar Departamento em Unidades de Negócios

Como dissemos anteriormente, além da necessidade de equilíbrio entre Marketing, Comercial e Custos, é fundamental que cada departamento reconheça sua importância estratégica para o negócio.

Para nós da Enkantha, todos os demais departamentos são capazes de geração de receita. Nesta matéria, citamos 3 exemplos:

  • Financeiro: do trabalho constante na negociação de taxas e tarifas até a melhoria de processos para evitar o pagamento de multas ou juros.
  • Compras: além da melhoria constante nas negociações, criar estratégias de ampliação de fornecedores e alternativas de redução de impostos.
  • TI: através de desenvolvimento de sistemas capazes de oferecer o maior número de informações para controle dos processos internos, tais como economia de escala e redução de etapas/tempo de procedimentos.

4 – Elaboração e Implantação de Indicadores de Performance (KPI’s)

A elaboração e implantação de Indicadores de Performance (KPI’S), na nossa experiência, tem se mostrado como um dos maiores diferenciais para o aumento da produtividade das empresas.

Após a identificação das melhores métricas, metas são estabelecidas para cada Unidade de Negócios, que passam a atuar estrategicamente, através de ações para conquista de resultados.

Aliar os KPI’s a um plano de bonificação, além de despertar o senso de urgência e comprometimento em cada colaborador, motiva e faz com que cada indivíduo se sinta corresponsável pelos resultados.

Na Enkantha, elaboramos projetos sob medida para apoiar o aumento de produtividade das empresas. Se você quiser saber um pouco mais sobre como fazemos isso acontecer, entre em contato conosco.