Infelizmente, a ausência de Planejamento Estratégico em pequenas e médias empresas ainda é uma realidade em nosso país

Recursos escassos, falta de tempo ou até mesmo desconhecimento de como estruturar o Planejamento Estratégico são algumas das razões pelas quais empresários ainda não fazem uso desta importante ferramenta.

Independentemente do tamanho ou momento de sua empresa, o Planejamento Estratégico é fundamental para o crescimento.

Um dos principais benefícios do Planejamento Estratégico é que, através dele, é possível definir os rumos que a empresa quer tomar, plano de ação para conquista de resultados, orçamento e investimentos que deverão ser feitos.

O estabelecimento de metas e acompanhamento mensal permite que você identifique se:

  • As ações estão sendo bem sucedidas ou não;
  • A empresa está obtendo resultados positivos com relação aos investimentos realizados;
  • Existe ou não a necessidade de correções de rota;
  • Quais as possibilidades de aproveitar possíveis oportunidades do mercado.

Outro benefício importantíssimo que o Planejamento Estratégico oferece é a possibilidade de descentralizar o conhecimento estratégico que, na maioria dos casos entre as PME’s, fica centralizado na figura do(s) sócio(s).

Acreditamos que o sucesso das empresas está, justamente, no alinhamento de colaboradores com a estratégia. Quando disseminamos as informações do Planejamento Estratégico entre os Colaboradores:

  • Toda a organização fica ciente dos rumos que a empresa quer tomar;
  • Departamentos passam a trabalhar em conjunto e para uma mesma direção;
  • A motivação e produtividade aumenta, porque todos ficam cientes dos objetivos de crescimento e potencial de oportunidades que a empresa oferece.
  • O pleno conhecimento das ações a serem realizadas e do orçamento aprovado permite ao colaborador maior autonomia e agilidade.

Se você ainda não adota o Planejamento Estratégico em sua empresa, sugerimos que reflita sobre o assunto. 

A Enkantha oferece apoio aos clientes através da implantação e acompanhamento da metodologia, independente do tamanho ou momento da empresa.

Nós queremos saber se esta matéria foi interessante para você! Deixe seu comentário e, caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.