O sonho de todo empresário é que sua equipe de colaboradores esteja envolvida com a empresa como se ela fosse seu próprio negócio.

Apesar do vínculo trabalhista que o modelo tradicional de contratação configura, multiplicar o empreendedorismo entre colaboradores não é algo impossível, independentemente do tamanho ou momento de seu negócio.

Mas, como isso é possível?

Nós da Enkantha entendemos que estabelecer a cultura de empreendedorismo entre os colaboradores é um processo que leva tempo e necessita de persistência e constância.

É importante compreender que cada colaborador é único. Alguns se desenvolverão com sucesso, enquanto outros, pelas mais variadas razões, não terão sucesso nesta jornada.

A boa notícia é que, ao longo de nossas experiências, percebemos que iniciar o processo com aqueles que estão engajados os tornam realmente diferentes entre os demais.

Os resultados e a motivação desses colaboradores engajados rapidamente se destacam e, na maioria das vezes, passam inspirar os demais.

A metodologia utilizada pela Enkantha pode variar conforme a empresa. Mas, geralmente, o processo de implantação da cultura empreendedora segue os seguintes passos:

  • Mentoria Executiva – realizada com gestores ou colaboradores “chave” da empresa, com o objetivo de desenvolver habilidades e pensamento empreendedor.
  • Implantação de KPI’s – elaboramos e aplicamos indicadores de performance em todas as áreas para medir os resultados e acompanhar a evolução.
  • Elaboração de Planos de Bonificação – adaptável a realidade da empresa e atrelado aos resultados de KPI’s, elaboramos um plano de bonificação como forma de contrapartida à performance positiva.

Durante esse processo, como citado anteriormente, nem todos os colaboradores acompanharão o processo. 

Sem dúvida, analisar todos os casos e suas razões é necessário. Mas, se o desejo da empresa é atuar em alta performance, é preciso considerar que, em alguns casos, a eventual substituição de um colaborador é a melhor saída!

Não importa o momento ou tamanho de sua empresa. Se o que sua empresa busca é o crescimento, uma das melhores formas é começando a multiplicar o pensamento empreendedor entre seus colaboradores.

O que você acha de ter em sua empresa colaboradores que atuem com foco no crescimento do negócio assim como você? Se você quiser saber como podemos ajudá-lo a reescrever a história de sua empresa, deixe seu comentário!